Endodontia Maringá

A endodontia é uma das especialidades odontológicas que previne e cura as enfermidades na polpa dental. Em casos de enfermidade, o tratamento é remover o tecido mole chamado polpa quando esta se encontra infectada substituindo-a por material obturador.

Além do tratamento de canal, a endodontia reestabelece a normalidade dos tecidos pulpares por meio de curetagem pulpar, pulpotomia, pulpectomia ou por tratamento cirúrgico.

Quando um dente precisa ser tratado por um endodontista e não é, o dente tem a raiz infeccionada e também os tecidos vizinhos, ocorre a queda de bactérias na corrente sanguínea, além de provocar dor, inchaço, pus e febre. A partir de tais conseqüências, a maioria dos casos são solucionados com a extração do dente.

Procedimentos

Um canal de raiz se completa em cinco passos:
1.    depois de anestesiar o dente, efetua-se um orifício através da coroa, para o interior da câmara da polpa.
2.    determina-se a longitude dos canais da raiz.
3.    a polpa danificada é eliminada, e os canais são modelados e aumentados de tamanho.
4.    Procede-se ao enchimento e selagem dos canais. Pode-se adicionar um perno de metal como suporte estrutural ou reter materiais de restauração.
5.    sela-se o dente com uma obturação temporária. Geralmente, adiciona-se maior proteção com uma coroa de ouro ou porcelana.
O material usado para o enchimento do canal da raiz provavelmente dure toda a vida, mas existe a possibilidade de que a obturação, ou a coroa deva ser substituída, em último caso.
Qual a durabilidade de um dente restaurado?
Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.