Ortodontia

ortodontia em maringá

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento dos dentes. Começando pelos dentes de leite( decíduos), prosseguindo pela dentição mista, até chegar aos permanentes na fase adulta.

Qual a função da ortodontia?

Acompanhar os desvios de uma arcada dentária, prevenir, corrigir, alinhar e posicionar os dentes nos arcos maxilares.

Meus dentes estão tortos. Devo usar aparelho?

Depende de cada caso. O Ortodontista irá avaliar o posicionamento dos dentes para melhor diagnosticar se há a necessidade do uso de um aparelho fixo ou removível, e estimar um período mínimo de uso para fazer as correções.

Quais as vantagens de se realizar o tratamento?

O tratamento quando necessário evita problemas como: dificuldades em falar, problemas respiratórios, deglutição, problemas na ATM (articulação) .

Com qual idade devo usar aparelho odontológico?

Não há idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Porém os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente se tratando da gengiva, que podem chegar a contra-indicar o tratamento devido a possibilidade de se desencadear problemas periodontais.

Quando devo procurar um ortodontista?

A época mais apropriada para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Os aparelhos podem ser divididos em dois tipos: fixos e removíveis.
Os fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permite maior movimentação dos dentes e não dependem da colaboração do paciente.
Já os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicas, utilizadas nas correções de alterações esqueléticas (ósseas). Hoje em dia existem aparelhos como os de cerâmica, que são bastante estéticos, em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.

Qual o tempo de uso do aparelho ortodôntico?

É difícil prever o período de tratamento ortodôntico, pois este depende de alguns fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

Vou sentir dor?

O tratamento ortodôntico, no início, causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista. Quando o tratamento é bem planejado e executado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos causam problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.

E após o tratamento ortodôntico ?

Após o tratamento, seja ele fixo ou removível o paciente deve voltar ao consultório para que o dentista continue avaliando o reposicionamento dos dentes, pois é muito importante que o tecido ósseo e os tecidos adjacentes estejam consolidados com o novo posicionamento dos dentes.