Periodontia

Periodontia é a especialidade que trata dos tecidos de suporte dos dente (Gengiva,osso, e ligamento perodontal). O tratamento tem o objetivo de prevenir e quando necessário, procurar estabilizar o problema periodontal, desta forma evitando que ocorra as perdas dentárias .

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção bacteriana que afeta as fibras de inserção (ligamento periodontal) e o osso de suporte que mantêm os dentes alinhados na boca, dando harmonia ao seu sorriso.

Por que fazer um exame periodontal?

Para prevenir-se de doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como esta sua saúde bucal. No exame, é inserida uma micro sonda entre seus dentes e a gengiva para verificar sua a saúde de sua gengiva e dentesl. Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento precoce da “doença gengival” ,evitando problemas futuros como a perda de dentes ou que sejam necessários implantes. É um exame bem simples que pode ajudar a preservar seus dentes.

Quem necessita desse exame?

Todos precisam fazer o exame periodontal. O exame é uma forma de prevenir-se contra problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes.

Como é feito o tratamento?

Primeiro o periodontista irá controlar a infecção para que possa ser removida a placa. A remoção da placa poderá ser feita através de raspagem,polimento ( manual ou por ultrassom). A raiz do dente deverá ser alisada para eliminar pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

É necessário realizar uma cirurgia periodontal?

A cirurgia pode vir ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é realizada com anestesia local sem causar dores ao paciente. Basicamente a cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar.