Você já ouviu falar de Dentes extranumerários ou Supranumerários?

A Odontologia Frigerio e Tanuri explica pra você e tira suas duvidas.

Dentes extranumerários ou supranumerários são considerados alterações de desenvolvimento dentário “ de número”. Qualquer dente que exceda o número normal de dentes é denominado extranumerário. Na dentição permanente o nº é de 32 e na dentição decídua (dentes de leite) o nº é de 20 dentes
Estes elementos extranumerários podem ter a forma normal ou ter uma forma que não lembra a anatomia dos dentes daquela região. Estes dentes podem se desenvolver em qualquer parte dos arcos dentários.

foto02fotofoto03

Ocorrem com muita freqüência na região de incisivos superiores. Estes  elementos também podem estar posicionados de uma forma que venha a impedir a erupção normal de um dente.

Nem sempre estes dentes supranumerários erupcionam (nascem) no arco, isto irá depender do grau de espaço disponível na arcada. Como são assintomáticos, muitas vezes são detectados somente em exames radiográficos.

foto04foto05

 

Vários termos são aplicados aos dentes extranumerários de acordo com o local onde aparecem. Um dente supranumerário na região de incisivo central superior é chamado de mesiodente,os que estão localizados após os terceiros molares (cisos) são chamados de quarto molar ou distomolar.Um dente supranumerário na região posterior situado paralelamente à um dente molar é chamado de paramolar.

Um único dente extranumerário é muito freqüente na dentição permanente, mas dentes supranumerários múltiplos também podem ocorrer, podendo estar relacionados com a presença de síndromes.

logo

 

Fundadora Proprietária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?